Da pesquisa de tarifas à escolha do seguro
Veja dicas para evitar gastos inesperados!!
Veja dicas para evitar gastos inesperados!!
- Faça um roteiro circular
Se a ideia for percorrer mais de uma cidade, planeje um roteiro circular, ou seja, retire e devolva o veículo na mesma loja. Em muitas locadoras, é preciso pagar uma taxa de devolução para entregar o automóvel em outro local.
- Desconfie de pacotes 'all inclusive'
Cheque se há pacotes promocionais do tipo "all inclusive" (tudo incluído), que combinam diárias de locação com seguros. Fique atento, entretanto, ao tipo de proteção oferecida. Muitos destes pacotes oferecem apenas as mais básicas. É recomendado pagar a diferença e contratar um seguro que não seja parcial.
- Avalie o estado do veículo
Antes de sair dirigindo, avalie com o funcionário da locadora as condições do veículo, como eventuais danos na lataria, estado do estepe, calibração dos pneus. Observe também se o tanque está cheio.
- Pré-pague a locação no Brasil
Em viagens para fora do país, "Você foge da cobrança internacional, economizando 6,38% do IOF. Além disso, paga em reais e evita um possível risco cambial."
- Contrate seguro contra terceiros
Quais proteções são indicadas contratar: É recomendável ter seguro que cubra roubo, furto e colisão do veículo alugado e também responsabilidade contra terceiros - este último não costuma ser incluído nas tarifas básicas.
"É comum agentes de viagem e locadoras persuadirem o cliente a assinar várias proteções, o que pode dobrar o valor da locação. A cobertura de acidentes pessoais [Personal Accident Insurance], por exemplo, já está assegurada pelo seguro de viagem"
- Não conte apenas com o seguro do seu cartão de crédito
Abrir mão do seguro da locadora e confiar em proteções oferecidas por cartões de crédito é uma "economia besta"
- Escolha o melhor tipo de quilometragem
Para escolher entre quilometragem controlada ou livre, é preciso calcular quanto você pretende rodar na viagem. "A primeira custa menos e é indicada para quem vai se deslocar pouco. Já o turista que quer se deslocar bastante deve optar pela quilometragem livre. Ele paga um pouco mais, mas se livra de gastos extras se exceder o limite"
- Compare tarifas de modelos populares, compactos e intermediários
A diferença entre as diárias de modelos econômicos, compactos e intermediários tem caído, sobretudo nos Estados Unidos. Ela pode ser de apenas US$ 4 em cidades como Miami e Los Angeles, pela Mobility. Coloque na balança preço, conforto e maior espaço para bagagem antes de optar por um carro econômico, principalmente se for fazer deslocamentos longos ou tiver muitas malas e compras para acomodar.
- Compare preços on-line
Antes de efetuar reserva diretamente em uma locadora, faça pesquisa em comparadores de preços como Skyscanner, Kayak e RentCars.com e HolidayCars.com, que permitem ao viajante buscar tarifas de diversas empresas no Brasil e no exterior, além de fazer a reserva on-line.
- Avalie o destino antes de optar pela locação
O veículo também não é uma boa opção em grandes centros urbanos como Nova York, por exemplo, onde os estacionamentos são caros e o trânsito é pesado -é mais indicado optar pelo transporte público ou táxis.
- Reserve com antecedência
Fique de olho em promoções para reserva antecipada , quanto antes fizer a reserva, mais chances de pagar menos por ela.
- Pegue e devolva na mesma loja
Não é só pegar e devolver o veículo em cidades diferentes que pode encarecer a locação. Antes de fazer a reserva, verifique se será cobrada taxa extra em caso de devolução em uma loja diferente -na mesma cidade- daquela onde foi a retirada.
- Pacotes para períodos longos têm desconto
Alugar um veículo por períodos longos pode gerar economia, já que várias locadoras oferecem descontos em pacotes semanais, quinzenais e mensais.
- Calcule os gastos com combustível
Analise os gastos com combustível antes de escolher um carro para alugar.
- Estacionamento
Não se esqueça de incluir gastos com estacionamentos.
- GPS
Sabendo tudo isso é só curtir a viagem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário